• SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DE SERGIPE

Cobrapol: Sinpol/SE destaca principais deliberações voltadas para policiais civis em Brasília

31/01/2019

Nos últimos dias 25 e 27 de janeiro, representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) estiveram em Brasília/DF participando de dois eventos relacionados aos interesses nacionais coletivos de trabalhadores policiais civis. Na oportunidade, Adriano Bandeira, presidente do Sinpol/SE, juntamente com o diretor de Assuntos Jurídicos, Ênio Nascimento; e o diretor de Políticas Associativas e Sindicais, Rafael Almeida de Oliveira, participaram do Congresso Nacional Extraordinário da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) e do Primeiro Encontro Nacional de Diretores Jurídicos das Entidades Filiadas (1º Cobrajur). 


"Ao longo dos três dias, foram criados grupos temáticos com o objetivo de discutir termas específicos e de interesse da categoria, resultando em relatórios que foram debatidos lá em plenária. Um ponto que destaco é que a partir do mês de fevereiro contaremos com representantes da Cobrapol e de sindicatos filiados permanentemente em Brasília/DF para acompanhar de forma direta e constante a tramitação de várias questões de interesse dos policiais civis", destacou Adriano Bandeira.


Confira alguns assuntos e deliberações:


Tema: Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil (LONPC)


Deliberação da Cobrapol: existe a necessidade de criar uma legislação própria nacional que trate da Polícia Civil, trazendo segurança jurídica e padronização em diversos aspectos relacionados à atividade policial civil . Como resultado, uma delegação permanente da Cobrapol estará em Brasília/DF ao longo deste ano com o objetivo de estreitar relações com parlamentares e Governo Federal, para que compreendam a necessidade da aprovação de um Projeto de Lei que aborde a temática.


Tema: Reforma da previdência


Deliberação da Cobrapol: a atividade do policial civil é desenvolvida de forma que constantemente o profissional está exposto aos perigos inerentes à profissão. O grupo entende que não deve aceitar a reforma na previdência voltada para a categoria policial civil sem que haja ampla discussão sobre o tema, respeitando as especificidades das atividades desenvolvidas no âmbito da Polícia Civil.


Tema: Unificação das Polícias


Deliberação da Cobrapol: o grupo é favorável à unificação das Polícias Civil e Militar, a exemplo do que ocorre em países como Alemanha e Áustria. É uma discussão que tramita no Congresso Nacional e que também estará sendo acompanhada de perto pela direção da Cobrapol. Para o grupo, deve haver adequações nesse processo de unificação, tanto no tocante ao trabalho investigativo dos delitos de maior complexidade e aos atuais crimes militares, como na forma única de ingresso à profissão; liberdade de sindicalização para os policiais, entre outras questões.


Tema: Ciclo Completo de Polícia


Deliberação da Cobrapol: tema que também vem sendo discutido no Congresso Nacional, o Ciclo Completo de Polícia consiste em possibilitar que todos os órgãos policiais realizem o policiamento ostensivo, a investigação e a repressão dos crimes, sem que haja separação nas atribuições como ocorre atualmente. Como a unificação das Polícias Civil e Militar, e a implantação do ciclo completo na atividade policial, a expectativa é que haja mais policiais nas ruas, menos crimes e mais investigações sendo realizadas em todo o país.


Tema: Fortalecimento da comunicação da Cobrapol


Deliberação da Cobrapol: o grupo compreende a necessidade da elaboração de um Plano de Comunicação da Cobrapol, voltado para a implementação das atividades que serão desenvolvidas pela Assessoria de Comunicação fixa da Confederação. Assim, será possível dar maior visibilidade às ações desenvolvidas pelo grupo, tanto nas demandas de atendimento à imprensa como no ambiente da internet (site, redes sociais), comunicação interna, entre outras formas de fortalecer a imagem da Cobrapol perante a sociedade.


Tema: Reforma no Código de Processo Penal


Deliberação da Cobrapol: estão sendo propostas modificações no Código de Processo Penal Brasileiro que dificultam o andamento dos trabalhos nas investigações criminais e geram mudanças impactantes na relação de trabalho da Polícia Civil. O grupo pretende apresentar propostas para aperfeiçoamento do referido texto.


Tema: Banco de dados jurídico


Deliberação do 1º Cobrajur: criação de um banco de dados contendo informações jurídicas com todas as decisões com trânsito em julgado dos sindicatos filiados, a exemplo do Sinpol/SE, e demais peças jurídicas que possam auxiliar na rotina de assistência jurídica junto aos profissionais filiados.

 

__

 

Outros contatos

Instagram: @sinpolsergipe
Facebook: @sinpolse
Twitter: @sinpolse
WhatsApp: (79) 99159-0036

 


Veja também

Seminário discutirá sobre riscos da reforma trabalhista

Seminário discutirá sobre riscos da reforma trabalhista

29/11/2017 - Debater sobre os impactos da nova legislação trabalhista é o objetivo do Seminário “A Reforma Trabalhista ...

Promoções Automáticas Remanescentes

Promoções Automáticas Remanescentes

28/08/2017 - Foram publicadas no Diário Oficial do Estado de Sergipe desta segunda-feira, 28 de agosto, as listas de Agentes e Escrivães pr...

COBRAPOL: Reunião do Conselho de Entidades

COBRAPOL: Reunião do Conselho de Entidades

20/02/2018 - Em reunião, nesta segunda-feira, 19, o Conselho de Entidades da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civ...

Veja a intenção de voto de cada deputado para a reforma da Previdência: 220 dizem ser contra a proposta

Veja a intenção de voto de cada deputado para a reforma da Previdência: 220 dizem ser contra a proposta

04/12/2017 - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na última quinta-feira (30) que ainda faltam muitos votos para o governo c...

Você já é um filiado do Sinpol-SE?