• SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DE SERGIPE

SINPOL SERGIPE reafirma a necessidade de mais policiais civis para a segurança

Presidente do Sinpol,concede entrevista a Gilmar Carvalho na TV Atalaia e fala a respeito de nomeações e de problemas no efetivo da Polícia Civil.

13/04/2018

Mesmo com a nomeação hoje de mais 50 policiais civis feita através de decreto assinado pelo governador Belivaldo Chagas, o contingente ideal ainda está longe de ser atingido, especialmente no tocante às demandas existentes em várias delegacias na capital e no interior do estado.

Em entrevista concedida agora há pouco ao radialista Gilmar Carvalho na TV Atalaia (Record), o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe, SINPOL SERGIPE, João Alexandre Fernandes, reafirmou essa posição e a necessidade de mais policiais civis para atender a defasagem do contingente.

Mesmo reconhecendo que hoje foi dado um passo importante ainda está longe do ideal, tendo em vista que o quantitativo previsto em Lei não seria suprido apenas por essas e pelas futuras nomeações. Para o presidente do Sinpol Sergipe, desde 2015 que o sindicato da categoria vem se empenhando para alcançar esse objetivo, mas sempre encontrou entraves.

Afinal de contas, para João Alexandre o efetivo de policiais civis está defasado desde 1999. “Ainda que o estado nomeie todos os que que participaram do curso de formação na Acadepol, ainda assim restarão muitas vagas a completar”, alerta.

O Sinpol está empenhado desde 2015 para que esse efetivo se complete. Isso porque o estado investiu mais de R$ 1 milhão e 500 mil na formação desses policiais, e precisa ver esse investimento transformado em benefícios para a população em geral.

O presidente João Alexandre garante que o Sinpol vai continuar lutando e reivindicando para que todos os policiais qualificados e que já se submeteram ao concurso e à formação, sejam efetivamente nomeados pelo governo do estado. “Restam ainda 94 policiais do último concurso para serem efetivados”, esclarece.

Nesse sentido, o radialista Gilmar Carvalho, que também é deputado estadual, aproveitou a colocação feita pelo presidente do Sinpol, João Alexandre, e se comprometeu, de público, que “só vai sair desse luta quando houver a última convocação”. E mais: vai para outra luta que é o aumento do efetivo.

João Alexandre disse ainda que, sobre a reestruturação, o governador Belivaldo Chagas confirmou a inauguração de mais 11 delegacias plantonistas. Ressaltando que existem municípios com contingentes populacionais pequenos aonde 11 agentes e escrivãs poderiam assumir essas delegacias, otimizando os serviços e sem causar impacto na folha salarial.

Não há necessidade de usar um delegado de polícia para uma cidade pequena, nem instituir acumulo de delegacias, já que temos agentes e escrivãs preparados e com nível superior. “Não é qualquer profissional que está sendo nomeado”, destaca o presidente do Sinpol.

Quanto ao reenquadramento, ao ser questionado por Gilmar Carvalho, o presidente João Alexandre respondeu taxativamente: “mesmo com o reenquadramento dos 49 servidores que exercem a função policial, através do apostilamento (instituto que impede a impetração de ações indenizatórias posteriores) que foi inaugurado pelo Sinpol em 2015, não conseguiríamos suprir a falta de efetivo.

 


Veja também

Nota Pública de Repúdio

Nota Pública de Repúdio

15/09/2017 - Nota de Repúdio O Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe – SINPOL SERGIPE, através desta nota públic...

NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO

03/08/2018 - O Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe – SINPOL SERGIPE, vem a público apresentar seu repúdio ao policial ...

Dados ajudam a explicar por que AM, RR e RN viveram crises carcerárias

Dados ajudam a explicar por que AM, RR e RN viveram crises carcerárias

13/12/2017 -   No primeiro dia do ano, 56 presos foram executados em uma rebelião no Complexo Penitenciário Aní...

Sinpol consegue aprovação de PL que beneficia policiais civis.

Sinpol consegue aprovação de PL que beneficia policiais civis.

16/08/2017 - O projeto foi gerado a partir da redação que o Sinpol apresentou em contraponto ao projeto elaborado pelo então De...

Você já é um filiado do Sinpol-SE?