• SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DE SERGIPE

SINPOL SERGIPE reafirma a necessidade de mais policiais civis para a segurança

Presidente do Sinpol,concede entrevista a Gilmar Carvalho na TV Atalaia e fala a respeito de nomeações e de problemas no efetivo da Polícia Civil.

13/04/2018

Mesmo com a nomeação hoje de mais 50 policiais civis feita através de decreto assinado pelo governador Belivaldo Chagas, o contingente ideal ainda está longe de ser atingido, especialmente no tocante às demandas existentes em várias delegacias na capital e no interior do estado.

Em entrevista concedida agora há pouco ao radialista Gilmar Carvalho na TV Atalaia (Record), o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe, SINPOL SERGIPE, João Alexandre Fernandes, reafirmou essa posição e a necessidade de mais policiais civis para atender a defasagem do contingente.

Mesmo reconhecendo que hoje foi dado um passo importante ainda está longe do ideal, tendo em vista que o quantitativo previsto em Lei não seria suprido apenas por essas e pelas futuras nomeações. Para o presidente do Sinpol Sergipe, desde 2015 que o sindicato da categoria vem se empenhando para alcançar esse objetivo, mas sempre encontrou entraves.

Afinal de contas, para João Alexandre o efetivo de policiais civis está defasado desde 1999. “Ainda que o estado nomeie todos os que que participaram do curso de formação na Acadepol, ainda assim restarão muitas vagas a completar”, alerta.

O Sinpol está empenhado desde 2015 para que esse efetivo se complete. Isso porque o estado investiu mais de R$ 1 milhão e 500 mil na formação desses policiais, e precisa ver esse investimento transformado em benefícios para a população em geral.

O presidente João Alexandre garante que o Sinpol vai continuar lutando e reivindicando para que todos os policiais qualificados e que já se submeteram ao concurso e à formação, sejam efetivamente nomeados pelo governo do estado. “Restam ainda 94 policiais do último concurso para serem efetivados”, esclarece.

Nesse sentido, o radialista Gilmar Carvalho, que também é deputado estadual, aproveitou a colocação feita pelo presidente do Sinpol, João Alexandre, e se comprometeu, de público, que “só vai sair desse luta quando houver a última convocação”. E mais: vai para outra luta que é o aumento do efetivo.

João Alexandre disse ainda que, sobre a reestruturação, o governador Belivaldo Chagas confirmou a inauguração de mais 11 delegacias plantonistas. Ressaltando que existem municípios com contingentes populacionais pequenos aonde 11 agentes e escrivãs poderiam assumir essas delegacias, otimizando os serviços e sem causar impacto na folha salarial.

Não há necessidade de usar um delegado de polícia para uma cidade pequena, nem instituir acumulo de delegacias, já que temos agentes e escrivãs preparados e com nível superior. “Não é qualquer profissional que está sendo nomeado”, destaca o presidente do Sinpol.

Quanto ao reenquadramento, ao ser questionado por Gilmar Carvalho, o presidente João Alexandre respondeu taxativamente: “mesmo com o reenquadramento dos 49 servidores que exercem a função policial, através do apostilamento (instituto que impede a impetração de ações indenizatórias posteriores) que foi inaugurado pelo Sinpol em 2015, não conseguiríamos suprir a falta de efetivo.

 


Veja também

Intervenção na segurança pública do Rio será votada até terça e dificulta reforma da Previdência, diz Maia

Intervenção na segurança pública do Rio será votada até terça e dificulta reforma da Previdência, diz Maia

16/02/2018 - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou que submeterá a votação o decreto de intervenç&ati...

Cobrapol: Sinpol/SE destaca principais deliberações voltadas para policiais civis em Brasília

Cobrapol: Sinpol/SE destaca principais deliberações voltadas para policiais civis em Brasília

31/01/2019 - Nos últimos dias 25 e 27 de janeiro, representantes do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE) estiveram em Br...

Assembleia Geral Ordinária marca a passagem de diretoria do SINPOL SE

Assembleia Geral Ordinária marca a passagem de diretoria do SINPOL SE

21/12/2018 - Ocorreu na manhã desta sexta-feira, 21 de dezembro, no auditório da Academia de Polícia Civil – ACADEPOL, a &uacu...

Fim da Contribuição Sindical Obrigatória

Fim da Contribuição Sindical Obrigatória

31/01/2018 - A publicação da Lei 13.467, em 13/7/2017, denominada de reforma trabalhista, alterou o artigo 579 da Consolidaçã...

Você já é um filiado do Sinpol-SE?